23/11/2015

Bolsista do PIBID vence concurso de resenhas

         No dia  13/11/15  foi concluído o curso Sequência Didática: a prendendo por meio de resenhas (80h), fruto de uma parceria entre o MEC, a Fundação Itau Social e o CENPEC, sendo destinado aos professores supervisores e bolsistas dos subprojetos de Letras Português e Pedagogia do PIBID UESPI, abrangendo vários municípios piauienses. 
O curso foi totalmente on-line, sendo mediado pela professora e coordenadora de área do subprojeto Letras/Português (Clóvis Moura) Shirlei Marly Alves. 
    No curso foi feito um concurso de resenhas, tendo como vencedor a produzida pelo bolsista Abraão Janderson dos Santos Amaral, ou seja,  foi o texto que recebeu o maior número de votos. 
         Abraão  é bolsista do Sub-projeto de Letras Português do campus Clóvis Moura e queremos marcar seu empenho e compromisso com a sua formação. Abaixo publicamos o texto vencedor:


Material cenográfico baseado em poemas de Manoel de Barros: um grande recurso visual a favor dos docentes 

   O vídeo Histórias da Unha do Dedão do Pé do Fim do Mundo baseado em alguns poemas do grande poeta pós-modernista Manoel de Barros mostra uma das visões da proposta marcante dele, que é ver o “belo” nos detalhes que passam despercebidos pela sociedade, a saber: a imaginação infantil. Os poemas, que por sinal, foram muito bem escolhidos para fazer parte do material cultural, são todos baseados em um eu-lírico infantil, que narra os vários aspectos imagéticos de sua subjetividade. 
   No enredo, é descrita a vida de um garoto do interior que tem pouco contato com o meio urbano e com outras pessoas além de seus familiares, e que, apesar de morar em um lugar isolado e bem rural, descobre desde cedo a arte de “brincar com as palavras”, ou seja, jogar com os significados e os significantes linguísticos, chegando ao ponto de produzir um amplo campo de imaginação em sua mente de modo que o real e o imaginário chegam a misturarem-se. A narrativa poética é feita em uma constante interação entre o garoto, seus irmãos e sua mãe por meio do discurso indireto livre, porque as falas de cada um confundem-se em alguns momentos da narração. 
   Com os apoios sonoros e cenográficos, o vídeo mostra de maneira adequada o quanto os poemas de Manoel trazem uma significação da imaginação de uma criança, o que para muitos talvez não faça muito sentido cotidianamente. As metáforas e jogos de linguagem feitas nos poemas são bem representadas nos desenhos, fazendo todas as imagens feitas pelo eulírico ganharem vida e ajudando a trazer um número de possibilidades de interpretação maior ao público. Além disso, o material cenográfico traz de forma interessante as imagens de um dos elementos que são constantes nas obras do também geógrafo Manoel de Barros: a alusão à natureza. 
   Diante disso, o vídeo é de grande recomendação para os professores que pretendem abordar a literatura contemporânea na sala de aula, pois a narração, as imagens e os efeitos sonoros podem ser recursos que acrescentam bastante na interpretação das crianças. Outro aspecto interessante e predominante nos poemas desse grande autor, agora adaptado em vídeo, que os docentes podem aplicar no ensino literário contemporâneo, é a linguagem simples com pouco rebuscamento que pode ser uma aliada a mais para despertar o interesse nos discentes acerca do lirismo pós-moderno.  

Referências -
 Poemas: Manoel de Barros; Direção e desenhos: Evandro Salles; Roteiro: Bianca Ramonela; Música: Tim Rescala; Voz: Isabele Mele; Animação e direção de arte: Marcia Roth; Assistente de animação: Tiago Miranda; Assistentes de vetorização: Jarbas Delani; Narração: Bidô Galvão; Gravação: Studio Prof.; Coordenação: Daiana Castilho; Produção: Daniela Estrella e Gustavo Magalhães. Link do Vídeo: www.youtube.com/watch?v=aHDwM3jebY 


  Resenhado por Abraão Janderson dos Santos Amaral, graduando de Letras Português da UESPI – Campus Clóvis Moura: 2015.